domingo, 7 de abril de 2013

Residência em Enfermagem - Um Novo Caminho


Boa noite pessoal!!

Bem, hoje eu vou falar de assunto bastante importante e de um meio de escolha para os estudantes de Enfermagem. Eu não estou isenta desta dúvida, muitos estudantes têm a dúvida sobre como prosseguir após a faculdade, Metrado? Residência? qual o melhor caminho?
Então pensando na minha dúvida em nas milhares de estudantes de todo o Brasil, decidi hoje postar algumas resoluções do CONARENF (Comissão Nacional de Residência em Enfermagem). Ao contrário do que muitos pensam, a Residência em Enfermagem é tão importante quanto a residência médica. 
Pois bem, em 2000 CONARENF constituiu um grupo de trabalho, composto por enfermeiros, na maioria docentes, representantes dos Programas de Residência em Enfermagem dos diversos Estados com o objetivo de estabelecer os padrões mínimos para o registro do enfermeiro especialista na modalidade de Residência em Enfermagem, consolidado na promulgação da Resolução COFEN 259 / 2001.

Estruturalmente, a referida resolução previu a criação da Comissão Nacional de Residência em Enfermagem do Sistema COFEN / CORENs para orientar e estabelecer normas para o efetivo cumprimento dessa resolução, nomeada por meio da Portaria COFEN nº 004/ 2002, em que os membros que constituíram o grupo de trabalho para a elaboração da Resolução 259/ 2001, foram nomeados para compor essa Comissão Nacional de Residência de Enfermagem, a saber: Dr. Edilson Sebastião Pimentel – Rio de Janeiro, Prof. Cleide Maria Pontes - Pernambuco, Prof. Eliel de Oliveira Larrubia – Rio de Janeiro, Profa. Cristiane Maria Amorim Costa – Rio de Janeiro e Profa. Sônia Regina Pereira – São Paulo. 
Um dos primeiros trabalhos desenvolvidos pela comissão foi a elaboração e aprovação do regimento interno da Comissão Nacional de Residência em Enfermagem, por meio da decisão 064 / 2003.

Desde a época de sua constituição, a Comissão Nacional de Residência em Enfermagem do Sistema COFEN/CORENs, é reconhecida pela categoria como referência para a criação e implantação de novos Programas de Residência em Enfermagem e vem desenvolvendo as seguintes atividades:

- subsidiar o aperfeiçoamento dos programas já existentes;

- contribuir para a implantação de novos programas com base nos padrões mínimos estabelecidos em diversos Estados do País;

- construir espaços científicos significativos (Congresso Nacional de Residência em Enfermagem) para discussão de questões inerentes a Residência em Enfermagem e produção de conhecimento que construímos ao longo dos últimos anos com a realização de quatro Congressos de Residência em Enfermagem;

- emitir parecer técnico para fins de titulação de especialista na modalidade de residência em Enfermagem;

- receber e analisar solicitação para credenciamento dos programas de residência em Enfermagem;
- agendar visitas técnicas para fins de credenciamento de Programas de Residência em Enfermagem;

- credenciar junto ao Sistema COFEN/ CORENs, os Programas de Residência em Enfermagem, tendo já sido credenciados 36 (TRINTA E SEIS) Programas de Residência em Enfermagem nos estados do Amapá, Alagoas, São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro (anexo 4);

- Criação e manutenção do site da Comissão Nacional de Residência em Enfermagem;

- Elaboração e atualização do Catálogo de Programas de Residência em Enfermagem;
- Integração à Câmara Técnica do Mercosul e CREM-CTM/ COFEN. 

 [Texto retirado do site www.conarenf.com.br]

Pensando nesta resolução, decidi postar algumas áreas de residência aqui em AL, não são muitas mas já o importante é que está camihando.


Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal)
Área de Concentração: Atendimento Pré-Hospitalar,Obstetrícia, Infectologia, Neonatologia e Saúde Mental 
Cidade: Maceió-AL
+ Informações: www.uncisal.edu.br

Quem tiver interesse é só acessar o site ou ir na própria Uncisal (para quem reside no Estado).

Bem, espero que todos tenham gostado do assunto abordado.

Abraços a todos,
Carla Souza
Acad. de Enfermagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário