sábado, 6 de abril de 2013

Fisio Alegria - Começo de uma GRANDE experiência



Boa noite!!!
Bem, hoje estou aqui para falar de experiência pessoal mas que serve de exemplo para muitas causas. Hoje foi o meu "batizado" no Grupo Fisio Alegria ;) .. Essa história começou a um mês atrás porém o pensamento de participar de um grupo como esse vem de muito tempo atrás. Sempre quis participar de um grupo assim, de estar presente fazendo a alegria de crianças hospitalizadas seja lá qual fosse sua patologia, o importante era o sorriso daquele pequeno. Pois bem, ano passado tive o conhecimento do Fisio Alegria e apenas esse ano que puder a oportunidade de participar do processo seletivo e me classificar. Foi a sensação mais maravilhosa de passar uma tarde com esses pequenos e na semana seguinte saber que fui aprovada por meu mérito. Enfim, essa é uma experiência inexplicável que só quem vive sabe a sensação de bem-estar que causa.
Hoje tivemos uma palestra muito interessante abordando basicamente os efeitos da hospitalização nas crianças e suas famílias. Uma ênfase importante abordada foi a questão familiar, muitas vezes, os profissionais e até mesmo nós acadêmicos de Enfermagem não paramos para observar o sentimento familiar, o sentimento da mãe ou acompanhante ali presente. Quando a criança adoece, automaticamente a família adoece, ou seja, a fragilidade é no leito nuclear. Muitas mães reportam que precisam pelo menos de 5 minutos para sair para chorar longe da criança, longe do profissional, pois sua figura é vista como o "porto seguro", a "fortaleza" que não pode nunca fraquejar naquela situação. Hoje paramos para pensar e refletir sobre esse aspecto, sobre essa situação, muitas vezes fazemos a alegria da criança, mas não paramos para conversar com os familiares. As vezes os mesmos só querem uma demonstração de afeto, um ombro amigo para conversar e desabafar aquela angustia. 
Desta forma, insiro a Enfermagem nesse aspecto, muitas vezes a Enfermagem é mãe, é pai, e psicóloga dos pacientes e acompanhantes e não podemos deixar que isso deixe de acontecer, isso demonstra sentimento de segurança e confiança que depositam em nós profissionais e estudantes. É muito gratificante quando abordamos um paciente nem que seja para fazer apenas um exame físico de rotina e o mesmo se sente aliviado e confiante em nossas mãos, sabendo que em nós eles podem depositar todos seus medos, queixas, sofrimentos e sentimento de cumplicidade.
Bem, para terminar, hoje a Psicóloga Sara Evaristo expôs para nós um texto de sua autoria onde o título se dá como "Uma questão de escolha". Tem um trecho que eu achei de uma grande sabedoria que diz assim:

"[...]Escolha é fruto de maturidade, de pensamento lógico guiado pela intuição. Isso mesmo! Lógica e Intuição não devem caminhar separadas, mas sim juntas, esse é o segredo. A vida o chamou para trabalhar pelo próximo, para participar de um grupo que leva alegria, conhecimento, carinho, amor e vida. Será sempre uma questão de escolha dizer sim ou não. Você pode pensar que dá muito trabalho, que não dá conta do recado, ou que é uma brincadeira. Talvez seja uma brincadeira, entretanto de gente grande. Requer responsabilidade, disponibilidade de tempo, tolerância, respeito pelos que pensam e agem diferente de você. [...]"


Abraços,

Carla Souza.
Acad. de Enfermagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário